05 novembro 2009

Amizade

Quando o papo é amizade, há basicamente três tipos de contatos que nós moças estabelecemos na vida: a amizade com mulheres, com homens e com gays. Todas podem ser maravilhosas, ou não. Tudo depende da sorte que você tem, e da sua habilidade pra saber levar uma relação de amizade, o que nem sempre é fácil, mas sempre é bom. Vai chegar a hora de falarmos de amigos e amigos gays. Mas hoje é dia das amigas.

Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis, porque concordam sempre uma com a outra e não se desgrudam. Há quem diga que as mulheres são falsas e fofoqueiras (na minha modesta opinião, boa parte delas é mesmo), e que por isso a amizade entre mulheres é uma ilusão. Há quem diga que as mulheres brigam, discutem, se desentendem, mas nunca deixam de ser amigas. E há também quem diga que não troca uma amiga por um namorado de jeito nenhum.

A verdade é que é muito bom ter amigas. A cumplicidade, o carinho e a compreensão que pode rolar entre duas mulheres é uma das coisas mais lindas que nós, seres humanos, somos capazes de alcançar. A vida nos apresenta milhares de pessoas. E cada uma delas vem pra cumprir um papel conosco. Todas elas ficam na nossa memória, nos nossos hábitos, nas nossas fotos, nos nossos guardados… E no meio de tudo que a gente sofre e sente prazer. Eu tenho saudade de todas as amigas que já tive na vida, mesmo aquelas que me machucaram.

Tem aquela amiga de infância, que brinca de casinha e de escolinha com você. Tem as amigas da família, as primas, irmãs e tias, que sempre estão indo e vindo da sua vida, provando que o tempo passa, mas certas coisas nunca mudam. Tem aquelas amigas de escola, com quem você briga, brinca, faz trabalho, apronta com a professora, escreve no caderno de recordação, troca papel de carta… E geralmente são essas as que lhe oferecem as primeiras oportunidades de dormir fora de casa, longe dos seus pais, e lhe mostram outras possibilidades e estilos de vida. Aquela amiga pra quem você empresta sua boneca preferida. E aquela que cresceu com você e que você vê até hoje.

amizade1

Tem aquela amiga mais velha, que te deu o primeiro toque de que você precisava usar sutiã. Aquela amiga desbocada que só fala palavrão e se mete em encrenca, mas faz você rir muito. Tem aquela outra que é chorona, aquela que te critica a cada cinco minutos, aquela séria e cdf que sabe de tudo e aquela melosa, que gosta de te abraçar e mandar recadinhos de amor. Tem aquela com quem você anda de braços dados pra todo canto. Aquela pra quem você ligou quando veio sua primeira menstruação. Aquela pra quem você contou sobre o primeiro garoto que você gostou. Aquela que te trai e fala mal de você pelas costas. Aquela com quem você saiu no braço, mas depois perdoou. Aquela com quem você partilha o código secreto do seu diário. Aquela que te dá toques sobre roupas, pessoas, corte de cabelo e comportamento.

Tem também aquelas que vêm e somem, mas parecem sempre as mesmas. Aquela pra quem você conta absolutamente tudo, e sente que foi entendida, e sai aliviada. Aquela que te dá broncas e manda você parar de roer as unhas. Aquela que não tem vergonha de dizer que te ama. Aquela que te apresenta os melhores caras. Aquela que passa com você o momento mais difícil da sua vida. Aquela que te liga todo dia. Aquela que tirava sarro de você por você ser virgem ainda. Aquela intelectual, que te ensinava milhares de coisas. Aquela que desistiu de um cara porque sabia que você estava afim. E aquela que roubou seu namorado. Aquela que te abraçou em silêncio e sentiu você chorar, e aquela que te virou as costas quando você mais precisou. Aquela que faz tudo que você pede e aquela egoísta. Aquela que te ouve quando você está apaixonada e passa horas falando do mesmo assunto. E aquela que entende quando você a deixou pra ficar com seu namorado.

Tem aquela idealista, com quem você discute horas. Aquela que só liga no dia do seu aniversário, e que você adora. Aquela que sabe o tamanho do pênis do seu namorado. Aquela com quem você troca confidências sexuais. Aquela que te indica ginecologista. Aquela que parece sua mãe, e vive pra te dar conselho. A mãe da sua afilhada. A madrinha da sua filha. Aquela de quem você sente muito ciúme. Aquela que você invejou secretamente. Tem também aquela por quem você sente um carinho enorme desde a primeira vez que viu. Aquela que você odiou no começo, mas depois passou a amar, e aquela que te decepcionou horrores. Aquela que te escreve e manda poesias. Aquela que te empresta apartamento pra você ir com o namorado. Aquela que pede a Deus por você. Aquela que você conheceu pela Internet e que se tornou uma amigona do coração. Aquela que você magoou porque trocou ela por outra que não valia nada. Aquela que te deu o conselho certo, que você não ouviu.

E aquela que você conheceu no ônibus, ou na fila de cinema. Aquela que voltava com você da faculdade. Aquela que te ajudou a dar um perdido nos seus pais na primeira noite que você passou com o seu namorado. Aquela que te abraçou quando você perdeu alguém querido. Aquela que trabalha com você todos os dias, com quem você divide trabalho e confidências. Aquela que te avisa cochichando que a sua calça está manchada ou que o botão da sua blusa está aberto. Aquela que presenciou o maior mico da sua vida. Aquela que segura seu braço quando você tropeça ou quando vai atravessar a rua sem olhar. Aquela que leu o trabalho que você precisava entregar e te deu dicas pra mehorá-lo. Aquela que te irrita, mas que você não imagina a vida sem ela. Aquela de quem você sente saudades, mas por alguma razão obscura, nunca arruma tempo pra ligar. Aquela que organiza uma festa surpresa pra você. Aquela que te defende de tudo e de todos. Aquela que paga coisas pra você quando você está sem grana. Aquela que sempre te traz um presentinho.

Aquela que liga pra casa do seu namorado pra saber se ele está vivo quando ele acha de sumir. Aquela que roga praga contra quem te fez mal. Aquela que chora a sua dor. Aquela que te deu a dica que te fez mudar de emprego e, por consequência, mudar a sua vida. Aquela que tem uma mãe boazinha que você às vezes queria que fosse sua. Aquela problemática, ou aquela esnobe. Aquela que você fica anos sem ver, mas quando encontra, parece que viu ontem. Aquela que era a mais chegada, mas sumiu e você nunca mais soube. Tem a sua mãe. A sua avó. A sua irmã. A sua filha. A sua médica. A sua psicóloga. A sua chefe. E aquela que é uma irmã pra você. E tem também a melhor amiga. Aquela. Que é simplesmente aquela.

Claro, os homens também sabem ser bons amigos. Também deixam ótimas lembranças. Mas nada é igual a amizade entre duas mulheres.

Nenhum comentário: