18 setembro 2009

5 Programas para edição de arquivos

Sempre rola uma dúvida sobre algum programa de computador que agente precisa, mas não sabe qual é,  ou como usar. Muitos me perguntam se eu conheço programa pra converter arquivo, pra colocar legenda em filmes, pra gravar DVD, dividir arquivos, emular jogos, e etc. Enfim resolvi fazer uma série de posts com os programas que eu mais uso, e que a maioria tem algum interesse e sempre pede. Para começar, os programas ideais para editar arquivos. Qualquer dúvida, ou sugestão é só falar. Espero ajudar!

******************************************************************

Hjsplit - Divida qualquer arquivo, de qualquer tamanho, em quantas partes desejar e depois una tudo novamente.

hjsplit

Para partir seus arquivos em quantas partes desejar, você só precisará indicar o tamanho máximo de cada uma das divisões. Desta forma, ele irá separar o seu arquivo grande em diversas partes do tamanho selecionado por você.Também é uma ótima ferramenta para unir os arquivos baixados em várias partes, em um único arquivo. Muitas vezes, quando você vai gravar um arquivo em um CD/DVD é impossível, devido ao tamanho ocupar um espaço maior do que o suportado pela mídia. Este problema ocorre também no momento de enviar um arquivo por email ou de hospedar algo nos inúmeros sites de armazenamento gratuito disponíveis na internet.

Para dividir um arquivo: Clique em “Split” – Clique em “Input File” e selecione o arquivo que deseja partir – Clique em “Output” e selecione a pasta em que as partes divididas iram ficar – Por último coloque em “Split file size” o tamanho que deseja que as partes tenham – Clique em “Start”.

Para unir um arquivo: Clique em “Join” – Clique em “Input File” e selecione as partes do arquivo que deseja unir – Clique em “Output” e selecione a pasta em que o arquivo ira ficar –  Clique em “Start”.

~/ Download Hjsplit, tamanho 297 kb: Megaupload. 

******************************************************************

UltraIso - Extraia, edite, crie, converta e grave arquivos de imagem CD/DVD diretamente.

ultraiso

O UltraISO é uma utilidade poderosa para extrair, criar, editar, converter e gravar arquivos de imagem de CD/DVD. Você pode editar arquivos de ISO , fazendo imagens de CD-ROM e DVD-ROM, ou construir um novo arquivo de imagem em seu computador. Muito útil para abrir arquivos baixados da internet que estão compactados, e emular unidades de DVD/CD “fantasmas”, não precisando assim gravar os arquivos em um DVD/CD. Abre várias extensões de arquivo, além claro da ISO. Para quem não consegue instalar outros emuladores como o Daemon Tools sem dúvidas essa é a solução.

Como utiliza-lo: Abra o programa e selecione o arquivo a ser emulado. Ou clique com o botão direito no arquivo – clique em “abrir com” e selecione “UltraIso”.

~/ Download UltraIso, tamanho 11,4 mb: Megaupload.

******************************************************************

Daemon Tools - Uma maneira simples e muito eficiente de emular unidades de CD e DVD em seu computador.

daemon tools

Daemon Tools Lite é um programa que emula drives de CD e DVD para que você possa emular arquivos de imagens sem ter que instalá-los em seu computador. O programa funciona de maneira extremamente simples, com um ícone a partir da bandeja do relógio do Windows. É só você acessar o arquivo e abri-lo e sem nenhuma complicação você começa a utilizá-lo. Este software cria até quatro drives de CD e DVD virtuais, “enganando” o seu sistema como se realmente houvesse outros drives presentes em seu computador. Desta maneira, você pode emular arquivos de imagem de HD/DVD, por exemplo, mesmo que não tenha um leitor deste tipo em seu PC. Os formatos suportados por este programa são: B5T, B6T, BWT, CCD, CDI, CUE, ISO, MDS, NGR, PDI.

Como utiliza-lo: Posicione o cursor do mouse sobre “Virtual CD/DVD-Rom”, depois “Dispositivos” e então escolha “Montar Imagem”. Uma nova janela será aberta para que você encontre no seu computador arquivos de imagens nos mais diversos formatos.

~/ Download Daemon Tools, tamanho 7,48 mb: Megaupload.

******************************************************************

WinRAR - Um dos melhores compactadores/descompactadores de arquivos.

winrar

WinRAR é um dos únicos softwares que trabalha com arquivos dos mais diferentes formatos de compressão, tais como: ACE, ARJ, BZ2, CAB, GZ, ISO, JAR, LZH, RAR, TAR, UUEncode, ZIP, 7Z e Z. Também suporta arquivos de até 8.589 bilhões de Gigabytes. Permite criar extração rápida e trabalhar com arquivos de vários volumes. Útil para extração de arquivos compactados, e para compactar arquivos.

Para extrair um arquivo: Clique com botão esquerdo no arquivo e selecione “extrair aqui”. Ou clique no arquivo com o botão esquerdo, vá em “abrir com” e depois selecione o programa “WinRAR”, depois de aberto selecione o arquivo que deseja extrair e clique em “extrair para” e selecione a pasta onde deseja extrai-la.

Para compactar um arquivo:  Clique com o botão esquerdo no(s) arquivo(s) que deseja compactar, e clique em “adicionar para o arquivo” e depois clique em “Ok”.

~/ Download WinRAR, tamanho 1,34 mb: Megaupload.

******************************************************************

Adobe Reader - A última versão do leitor de PDF exibe filmes integrados aos documentos e agora está disponível em português.

adobe 

Adobe Reader é o primeiro leitor de PDF que existiu. Com ele você pode abrir, explorar e utilizar arquivos neste formato de maneira bastante cômoda. Embora possa ser utilizado para imprimir documentos, o programa não permite que o conteúdo seja alterado ou que novos documentos sejam editados. Possui ferramentas inteligentes para a visualização ou localização do conteúdo. Muito útil para abrir documentos em PDF.

Como utiliza-lo: Clique no arquivo com o botão esquerdo no arq'uivo, selecione “abrir com” e clique em “Adobe Reader”. Ou abra o Adobe Reader, clique em “abrir” e selecione o arquivo que deseja abrir.

~/ Download Adobe Reader, tamanho 23,74 mb: Megaupload.

*

Nenhum comentário: